Contextualização Institucional

O PPGGeologia resulta de três fatores principais: 1) estágio de consolidação do Curso de Graduação em Geologia; 2) indicadores econômicos estaduais e demanda por formação de recursos humanos; 3) contexto institucional regional e estratégica.

1) O Curso de Graduação em Geologia iniciou suas atividades em 2010, com um quadro docente composto por geólogos e geógrafos do Departamento de Geociências, até então ligados aos cursos (licenciatura, bacharelado, mestrado, doutorado) de Geografia. A partir de 2010 a UFSC, lançou vários editais para contratação de professores da área de Geologia, o que possibilitou a implantação paulatina do curso de graduação. A primeira turma do curso de graduação colou grau no início de 2015. A implantação do curso foi concluída neste ano de 2018, quando entrou em vigor a segunda versão do Projeto Pedagógico do Curso. Também, em 2010 foram iniciadas tratativas com a PETROBRAS, com interveniência da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária – FAPEU, para a construção de um prédio no Campus Trindade da UFSC, em Florianópolis, para abrigar laboratórios de pesquisa e congregar pesquisadores em Geologia. O prédio (Bloco F, localizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas) foi concluído em 2017. Neste prédio, além de laboratórios, encontram-se os espaços físicos e instalações (secretaria, salas para permanência de alunos, auditório, laboratórios), necessários para o funcionamento do PPGGeologia. Seguindo um planejamento de médio prazo, a criação do Curso de Mestrado em Geologia se tornou em um instrumento de consolidação do Curso de Graduação em Geologia, viabilizado pelo espaço físico criado para o funcionamento de um PPG em Geologia. O PPGGeologia representa um passo importante para o crescimento e melhoria do Curso de Graduação que lhe deu origem, formando geólogos para atuar no setor público ou privado.

2) A diversidade geológica permite que Santa Catarina seja um dos principais polos turísticos do Brasil. O Estado dispõe de um belo litoral com praias entrecortadas por maciços rochosos do Escudo Catarinense e de um planalto estabelecido sobre a Bacia do Paraná com paisagens serranas. A diversidade geológica também possibilita a existência de solos agricultáveis, o que dá a Santa Catarina a 9ª posição no ranking nacional de produção agrícola. Além de turismo e agricultura desenvolvidos, a diversidade geológica permite que Santa Catarina se destaque no setor de produção mineral. A produção de minerais não metálicos é um dos itens principais da produção industrial do Estado. A mineração de carvão, que já tem mais de 150 anos, e a exploração de fluorita (matéria prima para a fabricação de pigmentos, vidros e fundentes) de argilas (para a indústria cerâmica), de materiais de construção, e de águas minerais, permitem que o Estado alcance a quarta maior arrecadação financeira mineral do país. Por outro lado, grandes áreas urbanas localizadas em vales de rios têm características geológicas que estão na origem dos recorrentes deslizamentos de terra que ocorrem no Estado em períodos de chuvas intensas.

3) No estado de Santa Catarina há demanda por geólogos com qualificação, tanto em empresas privadas quanto em órgãos públicos. Os egressos do Curso de Graduação em Geologia enxergam as possibilidades para o exercício da profissão, mas em razão da ausência de um PPG em Geologia no Estado têm se deslocado para Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Natal ou Brasília para cursar programas de pós-graduação. A questão já foi identificada pela CAPES, que no Documento de Área – Geociências (avaliação quadrienal 2013-2016) chama a atenção para a carência de PPG em Geociências em Santa Catarina. A região Sul do país conta com 9 programas (16,1% do total nacional), mas Santa Catarina abriga apenas um (PPG em Oceanografia da UFSC, com mestrado acadêmico).

4) O PPGGeologia tem o respaldo institucional, estando em perfeita consonância como o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSC, que  tem como Objetivo (10): “a criação de programas de pós-graduação em todas as áreas existentes na graduação”.