Acesso à informação

Colaboradores

DR. MAURO ROISENBERG

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenador do L3C (Laboratório de Conexionismo e Ciências Cognitivas). Suas atividades de ensino e pesquisa estão focadas na área da Inteligência Computacional com especial interesse nas Redes Neurais Artificiais, Lógica Fuzzy e Computação Evolucionária. Desde 2001 vem desenvolvendo projetos de pesquisa e desenvolvimento em conjunto com o CENPES – Centro de Pesquisa da Petrobrás na área da Inteligência Computacional e do Aprendizado de Máquina aplicadas em exploração de prospectos petrolíferos, modelagem, planejamento, otimização e análise de risco em operações de perfuração de poços, e caracterização de reservatórios de petróleo.

DR. MARCELO ACCIOLY TEIXEIRA DE OLIVEIRA

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ,1984). Realizou cursos de especialização em Sensoriamento Remoto na UNESP de Rio Claro (1985) e em Dinâmica de Ambientes Naturais (França, DEA federal – Universités de Paris I, IV, VII e X (1987). Concluiu doutorado em Geografia Física na Université de Paris IV (Paris-Sorbonne), realizando o trabalho de tese no Laboratório de Geografia Física do CNRS, em Meudon – Belle Vue (1992). Concluiu programas de Pós-doutorado em Geocronologia e Estratigrafia do Quaternário na Université de Paris XI (2000) e em Geofísica Aplicada no IAG-USP, São Paulo (2008). Atualmente é professor associado IV do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Estudos do Quaternário Continental, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: processos erosivos e deposicionais, sedimentologia, micromorfologia, estratigrafia e palinologia do Quaternário, geofísica de reflexão por radar eletromagnético e avaliação de geomorfosítios. Tem experiência como perito judicial em processos de caráter ambiental. Após desenvolver linha de investigação focada na obtenção de dados representativos (proxies) continentais para interpretação paleoambiental, tem como foco principal de investigação a aplicação da estratigrafia de georadar (GPR) à estratigrafia do quaternário e à evolução do relevo continental.

DR. MICHAEL HOLZ  –  michael.holz@ufba.br

Michael Holz formou-se geólogo em 1983 e doutor em geociências em 1995. Como recém-formado, trabalhou com topografia e sondagem geotécnica. De 1986 até 2020 desenvolveu sua carreira como professor universitário, primeiro na UFRGS (Porto Alegre/RS) e depois na UFBA (Salvador/BA), onde se aposentou no final de 2020; permanecendo vinculado ao PPGEOF/UFBA através do programa PROPAP. É pesquisador nível 1 do CNPq desde 1997, e de 2005 a 2008 integrou o comitê assessor do CNPq para a área de Geociências (CA-GL). Publicou capítulos em livros das editoras Elsevier e Springer, e artigos em revistas como Sedimentary Geology, Marine and Petroleum Geology, Sedimentology, Zeitschrift fuer Geologische Wissenschaften, Applied Geophysics, Journal of South American Earth Science, Brazilian Journal of Geology e Revista Brasileira de Geofísica. Publicou em 2012 o livro “Estratigrafia de seqüências- histórico, princípios e aplicações. Coordenou equipes e projetos trabalhando com diversas bacias sedimentares no país (Santos, Pelotas, Paraná, Parnaíba, São Francisco, Recôncavo, Camamu, Jacuipe e Serigpe-Alagoas), desenvolvendo atividade de pesquisa e de consultoria em parceria com instituições e empresas (UFRN-PPGG, UFPR, UFSC-ANBA, UFRJ-COPPE, El Paso do Brasil, ANP, ANEEL, IBP, Petrobrás, Panoro Energy, Geopark EP); relacionado à análise estratigráfica de bacias, caracterização de reservatórios e de coal bed methane. Como adepto do gênero de ficção científica, escreveu dois romances, publicados em 2000 (“Expedição Espacial Terra Novae”) e 2014 (“Os primeiros humanos”). Tema de Interesse: Estratigrafia de sequencias e sismoestratigrafia na análise de bacias.