Área de Concentração

Geologia

 

As Geociências, tomando por base os programas de pós-graduação existentes no país, englobam cinco subáreas de conhecimento: Ciências Atmosféricas (Meteorologia e Climatologia), Ciências Geodésicas (Geodésia, Cartografia e Sensoriamento Remoto), Ciências Geofísicas (Geofísica Global e Aplicada), Ciências Geológicas, e Ciências Oceanográficas (Oceanografia Física, Química, Geológica e Biológica). Estas subáreas contribuem para estudo da Terra física, desde os limites externos da atmosfera até o centro do planeta, incluindo as inter-relações entre atmosfera, água e rocha. O estudo do mundo natural que nos cerca é necessário, por exemplo, para o entendimento e prevenção de desastres naturais (furacões, terremotos, vulcões) e para encontrar e obter recursos naturais (energia, minerais, água).
A Geologia, em particular, trata do estudo da Terra, do seu funcionamento e da sua história, com o auxílio de testemunhos diretos e indiretos que são coletados na sua superfície ou bem próximo dela. A Geologia se estabeleceu como ciência no curso dos últimos 300 anos. Inicialmente ela esteve na origem de grandes debates filosóficos sobre o papel do Céu e do Inferno na formação das rochas, e sobre a origem das espécies vivas. Em seguida, foi a base do crescimento econômico da Grã Bretanha, graças às descobertas de carvão na Inglaterra e no País de Gales e à prospecção de vários metais no gigantesco império colonial britânico. No final do século XIX a importância da Geologia refloresceu com a descoberta de petróleo e o crescimento econômico dos EUA. A partir desta época, um dos sucessos da Geologia foi o de ter desenvolvido métodos e técnicas para, partindo do objeto, determinar sua gênese. Assim, na primeira metade do século XX a Geologia passou a ser interdisciplinar, valendo-se de novos métodos como a sismologia, o paleomagnetismo, a geocronologia, a petrologia experimental, e a micropaleontologia para o estudo da Terra. Duas revoluções maiores ocorreram nos anos 1960: a teoria da tectônica de placas e a exploração lunar. A primeira permitiu a integração de dados sobre a evolução do planeta em um modelo único; a segunda permitiu a aplicação dos métodos da Geologia em outro planeta e fomentou a transposição dos questionamentos próprios da Geologia para todo o sistema solar.
Atualmente a Geologia tem dois focos de atenção: compreender o funcionamento da Terra e reconstituir sua história desde a sua origem. São estes temas maiores que delineiam a vocação inicial do Programa. Temas específicos estão distribuídos em duas Linhas de Pesquisa.